Seja você um expert na Bolsa de Valores ou um mero iniciante, escolher boas empresas para investir é fundamental. E é exatamente nesse ponto que o Drops da Bolsa se destaca como uma ferramenta de grande auxílio aos investidores.
Deixe de lado aqueles sites com milhares de indicadores financeiros, aqueles relatórios gigantescos com palavras que nem mesmo eles sabem o que significa.
A partir de agora, você vai poder navegar pelo mundo das ações com muito mais facilidade. Conheça as notas do Drops.
Conteúdo da página
O Drops da Bolsa
O Drops da Bolsa (https://dropsdabolsa.com.br) é uma plataforma de análise de ações, feita para que qualquer pessoa, independente do seu nível de conhecimento, possa entender se uma ação é boa ou ruim em apenas 2 minutos.
Transformamos todos os dados e indicadores financeiros das empresas em uma simples nota de 0 a 10. Isso, através de um processo automatizado e livre de vieses humanos, que na maioria das vezes atrapalham uma boa avaliação.
Assim, nossas notas refletem uma análise detalhada e objetiva das empresas listadas na bolsa de valores brasileira. Nesse blog post, você vai entender como calculamos as notas e como sabemos que elas são confiáveis.
Como calculamos as notas?
Para chegar à nota de cada uma das categorias (Saúde Financeira, Eficiência, Crescimento, Dividendos e Preço), usamos um método chamado análise de múltiplos. Isso significa que olhamos para as finanças de cada uma das empresas, geramos indicadores financeiros a partir delas e comparamos esses indicadores entre si, a fim de descobrir qual companhia tem se saído melhor ou pior em cada área.
Além disso, esses múltiplos gerados são comparados, não em igual proporção, com:
- Empresas do mesmo setor: nos permite entender as características comuns ao setor. Assim, investidores conseguem identificar se uma companhia está se saindo melhor ou pior do que seus concorrentes.
- Índice Ibovespa: ajuda os investidores a descobrir se o preço de uma ação está mais baixo ou mais alto do que deveria, comparado com o mercado em geral. Assim, é possível identificar boas chances para investir e ter uma ideia mais clara do que esperar como retorno.
- Histórico da empresa: olhar para o passado da empresa, possibilita avaliar tendências no desempenho financeiro e operacional do negócio. Essa análise pode revelar se a empresa está melhorando ou piorando em termos de rentabilidade, crescimento, endividamento, entre outros aspectos.
Saúde Financeira
A primeira etapa para avaliar uma empresa é entender sua saúde financeira, ela representa a capacidade da empresa de lidar com suas dívidas. Para isso, medimos fatores como a alavancagem, o risco financeiro, a capacidade de pagamento de juros e até mesmo a sensibilidade à mudança na taxa Selic. Essas informações são vitais para entender o atual endividamento da empresa e se ela é ou não capaz de suportar dificuldades financeiras.
Notas altas, ou seja, as mais próximas de 10, indicam que a companhia possui uma excelente saúde financeira.
Eficiência
A eficiência de uma empresa pode ser vista como uma medida do quão bem ela usa seus recursos para gerar lucro. Nossa análise inclui examinar as margens e retornos da empresa, avaliar a eficiência na negociação de preços dos produtos, a sensibilidade à flutuação de preços e taxas de câmbio, rentabilidade das operações, geração de caixa, otimização de ativos, giro de estoques e a capacidade de gerar valor ao acionista. Afinal, uma empresa eficiente tem maior probabilidade de ser rentável a longo prazo.
Notas altas, ou seja, as mais próximas de 10, indicam que a companhia possui uma excelente eficiência.
Crescimento
Um alto crescimento, geralmente é um sinal positivo. Nesta etapa, consideramos vários indicadores para avaliar o crescimento de uma empresa nos últimos um, três e cinco anos. A avaliação engloba fatores como receita, ativos, lucro, margens, despesas, pagamento de tributos, caixa e outros aspectos do crescimento empresarial. Além disso, consideramos a sustentabilidade desse crescimento, pois um crescimento saudável e constante é um bom indicativo de que a empresa está no caminho certo.
Notas altas, ou seja, as mais próximas de 10, indicam que a companhia possui um excelente crescimento.
Dividendos
Os dividendos são a parcela do lucro líquido que uma empresa distribui para seus acionistas em forma de dinheiro e proporcional ao número de ações que cada investidor possui. Ações que pagam bons dividendos são as favoritas dos investidores mais conservadores.
Na análise dos dividendos, verificamos indicadores como o dividend yield (rendimentos desses dividendos), crescimentos dos dividendos, sustentabilidade desses pagamentos, constância e se essas remunerações têm interferido negativamente nas operações da companhia.
Afinal de contas, por mais que a maior parte dos investidores deseje receber um dinheiro só por ter ações consigo, é importante que esse valor que entrar na conta seja saudável e não esteja interferindo nos planos da empresa.
Notas altas, ou seja, as mais próximas de 10, indicam que a companhia distribui bons dividendos de forma constante e sustentável para o negócio.
Preço
Finalmente, o mais importante: a nota de preço. Afinal, de pouco adianta comprarmos excelentes empresas por um preço muito maior do que elas realmente valem. Nessa categoria, são avaliadas métricas contábeis em relação ao preço, tais como lucro, geração de caixa, patrimônio líquido, dividendos, ativos e outros. Nesse caso, não realizamos descontos de fluxo de caixa, pois trabalhamos apenas com dados, sem vieses humanos.
Notas altas, ou seja, as mais próximas de 10, indicam que a ação da companhia está com um preço descontado (está barata).
Nota Geral
Depois de considerar todos esses fatores e chegarmos a nota individual de cada uma das categorias citadas anteriormente, calculamos a Nota Geral. Através de uma média ponderada das notas das categorias, a Nota Geral busca refletir de maneira mais fiel possível a atual situação da companhia e se ela vale a pena ou não ser adquirida no presente momento.
Como sabemos que as notas são confiáveis?
Entendemos que as palavras são apenas isso até serem provadas. Dessa forma, a fim de endossar nossas notas, realizamos um backtest rigoroso. Em nossa simulação, compramos as 10 empresas com as melhores notas no início de cada mês, desde 31/08/2015 até 02/02/2023 e as vendemos no último dia.
Sendo os critérios de compra: ações com nota geral acima de 8 e volume médio dos últimos 30 dias acima de R$ 200k diários.
Critérios de venda: ações com nota de preço abaixo de 6.
O resultado foi um retorno impressionante de 111,1 p. p. acima do Ibovespa, bem como uma volatilidade anual bastante inferior à do índice (10,96% vs. 22,07%). Isso representa um retorno ajustado ao risco de incríveis 1.146,94%.
É importante ressaltar que a metodologia de Notas do Drops foi desenvolvida com base na literatura financeira. Para isso, seguimos os preceitos de comprar boas empresas a preços descontados.
Conclusão
Investir no mercado financeiro não precisa ser um jogo de adivinhação. Com as ferramentas certas e o conhecimento adequado, você pode tomar decisões de investimento mais rápidas, fáceis, inteligentes e lucrativas. Esperamos que, ao explicar como o Drops da Bolsa avalia as empresas listadas na bolsa, possamos ajudar você a tomar decisões de investimento mais informadas.
Então, que tal começar sua jornada de investimentos com o Drops da Bolsa?
Visite nosso site (https://dropsdabolsa.com.br) para conferir as melhores notas das empresas listadas na bolsa de valores brasileira e comece a investir com confiança hoje mesmo! Lembre-se, o conhecimento é o seu melhor amigo quando se trata de investimentos. E estamos aqui para ajudá-lo a fazer exatamente isso.
Impressionante como a estratégia se saiu bem durante a crise do Covid!